sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alfabetização Digital nas Escolas

TECNOLOG

 alfabetização digital

Para ser incluído na Sociedade da Informação, é preciso falar a língua da tecnologia

1) Estar incluído digitalmente

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Em primeiro lugar, é preciso estar “incluído”. Isso significa ter acesso a um computador e à internet. A construção de telecentros em bairros periféricos, por exemplo, tanto pela iniciativa pública quanto privada é altamente necessária neste contexto. O uso de softwares livres, os programas de computador que podem ser baixados livremente na internet sem a necessidade de pagar por eles, também é outro ponto importante, pois baixa drasticamente o custo de instalação de programas no computador.

Para medir a inclusão digital num país, não basta quantificar o número de computadores por casa. Este método é bastante usado, mas não é um indicador preciso. Outras medidas importam, como o tempo que o indivíduo tem para acessar a rede, a qualidade do acesso e a constante atualização de hardware, a parte física dos computadores, e de softwares, os programas que usamos. Além disso, o potencial de aproveitamento da inclusão digital dependerá diretamente da capacidade de leitura e interpretação da informação pelo usuário. Assim, combater a exclusão escolar é também combater a exclusão digital. A alfabetização básica é o início da oportunidade de condições para o uso do computador e da internet.

Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/alfabetizacao-digital-429745.shtml?page=page2
Links:
Mapa da exclusão digital, da Fundação Getúlio Vargas

“Exclusão Digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas”, pesquisa de ernardo Sorj e Luís Eduardo Guedes


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